Notícias

Monitoria para as atividades na UFMA

 

(comunicado)

O período de pré-inscrição para a seleção dos monitores que atuarão na UFMA durante o INTERCOM 2019 foi encerrado no dia 01 de maio devido ao grande volume de candidatos.

São Luís sediará o maior evento de comunicação da Região Nordeste

Fonte: Ascom UFMA

SÃO LUÍS – O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), que ocorre desde 1977, terá sua etapa regional (Intercom Nordeste) realizada, entre os dias 30 de maio e 1º de junho, em três Institutos de Ensino Superior (IES) de São Luís, e um deles é a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A etapa nacional ocorrerá na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Cada IES sediará uma das três categorias do Intercom Nordeste. As Divisões Temáticas (DTs), cerimônias e solenidades ocorrerão na Cidade Universitária Dom Delgado. O Intercom Júnior será na Faculdade Estácio; e a Expocom, no Câmpus Renascença da Universidade Ceuma.

O prazo final de submissão de trabalhos é até o dia 17 de abril, e o pagamento da inscrição do aluno-líder do trabalho deve ser realizado até o dia 12 de abril. Já para a participação no evento, a inscrição vai até o dia 14 de maio. Para o Intercom Júnior e Expocom, os trabalhos devem ser submetidos para o docente-orientador. Os trabalhos das divisões temáticas devem ser conferidos no site oficial do evento.

O valor do congresso para a universidade

 

O coordenador do evento, em São Luís, Ferreira Júnior, lembra que o Intercom é a oportunidade para multiplicar a discussão de temas, como, por exemplo, a questão dos fluxos comunicacionais, que é o tema do evento, e que é muito pertinente para este momento. “É uma oportunidade de tocar nesse tema nas mesas de discussão, mas também é o momento de divulgarmos as pesquisas de Comunicação que os câmpus de São Luís e Imperatriz realizam”, disse.

Muito orgulhoso, o professor também cita a expressiva participação da Região Nordeste nos congressos nacionais e o avanço da pós-graduação em Comunicação e cita criação recém-aprovada dos dois programas de Pós-Graduação em Comunicação da UFMA: na modalidade acadêmica, no câmpus de Imperatriz; e na modalidade profissional, na Cidade Universitária.

Divisões Temáticas, Intercom Júnior e Expocom

 

As Divisões Temáticas são espaços para doutores, doutorandos, mestres e mestrandos apresentarem seus trabalhos em uma das oito categorias: Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas e Comunicação Organizacional; Comunicação Audiovisual; Comunicação Multimídia; Interfaces Comunicacionais; Comunicação, Espaço e Cidadania; Estudos Interdisciplinares de Comunicação.

Para os graduandos ou recém-formados, seus trabalhos podem ser submetidos no Intercom Júnior, que é reservado para trabalhos acadêmicos em que os discentes ou bacharéis podem apresentar suas pesquisas, que podem ser derivadas de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, discussões teórico-práticas ou artigos resultados de uma disciplina; ou na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), destinada à apresentação de trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes de Comunicação.

 

Os trabalhos participantes devem, obrigatoriamente, ter sido realizados sob orientação e/ou supervisão de um ou mais docentes e se inserir em uma ou mais disciplinas da estrutura curricular do curso de graduação.

 


Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Luiz Gabriel Bastos
Última alteração em: 01/04/2019 15:27

INTERCOM NORDESTE 2019:

DICAS PARA QUEM VAI A SÃO LUÍS

Fonte: Portal Intercom

27 de março de 2019

 

Em 2019, a cidade de São Luís do Maranhão será o ponto de encontro de pesquisadores, docentes, estudantes e profissionais do campo da Comunicação que atuam na região Nordeste. O XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste (Intercom Nordeste 2019), promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) entre os dias 30 de maio e 1º de junho, será realizado em três instituições da cidade: a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde ocorrerão os encontros dos Grupos de Pesquisa; a Faculdade Estácio, que abrigará as sessões do Intercom Júnior; e a Universidade Ceuma (Renascença), onde serão expostos e premiados os trabalhos experimentais da Expocom.

As inscrições para o Intercom Nordeste 2019 já estão abertas e vão até o dia 14 de maio. Interessados podem submeter trabalhos até o dia 17 de abril e precisam fazer sua inscrição até 12 de abril. Clique aqui para mais informações.

E aí, se animou? Então, aqui vão algumas dicas para sua viagem a São Luís.

A capital maranhense é uma das cidades mais antigas do Brasil, fundada em 8 de setembro de 1612 por colonizadores franceses, e fica em uma ilha no litoral maranhense. Seu Centro Histórico, composto por cerca de 4 mil prédios coloniais e tombado pela Unesco em 1997, é fechado para carros e oferece diversas atrações turísticas. O Centro Histórico fica a cerca de 3 quilômetros do Centro de Ciências Sociais (CCSO) da UFMA.

 

Para se deslocar na cidade, o transporte público municipal opera ônibus urbanos; no aplicativo Meu Ônibus São Luís, disponível para Android, é possível consultar itinerários, linhas e horários. O aplicativo de transporte Uber também é uma boa opção para deslocamentos e passeios em São Luís.

 

A organização do congresso Intercom Nordeste 2019 disponibiliza em sua página oficial uma lista de hotéis, pousadas e hostels (albergues). Clique aqui para conferir. Além disso, é possível encontrar acomodações econômicas na plataforma Airbnb, principalmente na região central (o valor médio da diária informado pelo site é de R$ 68).

Para quem pretende aproveitar para conhecer a região, não faltam atrações turísticas em São Luís e arredores. Além do Centro Histórico, a capital possui diversas praias – as principais estão localizadas na Avenida Litorânea, onde também há uma diversidade de bares e restaurantes. Outro destino bastante viável para conhecer durante o congresso é a cidade colonial de Alcântara, a 22 quilômetros de São Luís, e também rica em pontos históricos e praias.

 

Acesse o site do Intercom Nordeste 2019 para mais informações sobre o congresso e São Luís.

 

Acompanhe também a página do Intercom Nordeste 2019 no Facebook para receber dicas e orientações.

 

Acesse o Portal Intercom para Informações, inscrições e submissões para os congressos regionais Intercom 2019.

 

INTERCOM NORDESTE

Realização: de 30 de maio a 1º de junho – UFMA – São Luís (MA)
Inscrições: de 01/03 a 14/05/2019
Submissões: de 01/03 a 17/04/2019 (com pagamento da inscrição até 12/04/2019)
Aceites: 03/05/2019


Chamada de trabalhos

SPOT INTERCOM NORDESTE

Intercom Nordeste 2019 não terá alojamentos

Comunicamos aos participantes do Intercom Nordeste 2019 que as instituições organizadoras não dispõem de espaços para alojamento​ de estudantes.

 

Na aba Dicas é possível encontrar algumas opções econômicas de alojamento.

Departamento: (98) 3272 8430 e 3372 8431

Coordenação: (98) 3272 8414 e 3272 8415

Universidade Federal do Maranhão
Centro de Ciências Sociais (CCSO)
Depto. de Comunicação Social
Avenida dos Portugueses s/n
CEP: 65.085-580
São Luís - MA

São Luís - MA, 2019

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now